DADÁ DA AMBULÂNCIA (UM AMIGO 24 HORAS)


OLÁ AMIGOS ESTAREI POSTANDO INFORMAÇÕES DE HOSPITAIS ONDE  TENHO LEVADO PESSOAS A MAIS DE 20 ANOS E CONQUISTADO DIVERSAS VITÓRIAS PARA PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS.

ESTE É O HOSPITAL DE CÂNCER DE PERNAMBUCO, 
SEGUE EM BAIXO HISTÓRICO DOS ATENDIMENTOS DO H.C.P.


Como organização, o Hospital de Câncer de Pernambuco é uma instituição de saúde, sem fins lucrativos e de reconhecida utilidade pública. Seus serviços buscam prestar assistência médica especializada a portadores de neoplasia maligna. Os serviços prestados pela unidade podem ser assim enumerados:
Triagem – Tem por finalidade consolidar o papel da instituição na assistência terciária, garantindo que somente pacientes sobre os quais haja forte suspeita ou diagnóstico de câncer sejam referidos ao HCP. A matrícula de pacientes é feita após uma triagem médica especializada, onde se procura avaliar os benefícios de introduzir o paciente na assistência do hospital.
Oncologia Clínica – Dispõe de profissionais distribuídos em diversos departamentos da unidade, oferecendo tratamentos para tumores sólidos, tumores da mama, pulmão, cabeça e pescoço, aparelho digestivo, ginecológico, próstata, tumores ósseos e de partes moles, pele, entre outros. A oncologia clínica do HCP proporciona assistência e tratamentos de quimioterapia, homonioterapia, imunoterapia, suporte oncológico, cardiologia/UTI, hemoterapia e clínica médica.
Anatomia Patológica – É parte integrante da equipe médica multidisciplinar e tem por função integrar os dados clínicos, cirúrgicos e morfológicos para realizar o diagnóstico preciso, através de constante comunicação entre os clínicos, os cirurgiões e os patologistas.
Radioterapia – É a única emergência oncológica do Estado de Pernambuco com atendimento 24 horas/dia.
Reabilitação através da fonoaudiologia – Reabilitação de usuários, que em decorrência do câncer ou dos tratamentos, encontram dificuldades na área da fala, articulação, mastigação, deglutição e audição. As intervenções terapêuticas têm resultados rápidos, elevando a auto-estima do paciente e facilitando seus objetivos de reabilitação.
Suporte fisioterápico aos usuários com câncer – Tem por objetivo melhorar ou manter a condição física do paciente. A assistência fisioterápica abrange as seguintes unidades: UTI e enfermarias. A preocupação básica deste setor é acompanhar o doente, melhorando sua capacidade pulmonar e prevenindo infecções respiratórias e distúrbios circulatórios; bem como recuperar a força muscular, ajudando na qualidade de vida do paciente. O serviço de fisioterapia do HCP se destaca em pós-operatório de mama através de trabalhos em grupo para a recuperação dos movimentos do braço e orientações preventivas (inchaço do braço). Utiliza-se a técnica de drenagem manual linfática e enfaixamento compressivo no combate ao acúmulo localizado de líquido de origem linfática determinado por deficiência na absorção ou condução da linfa.
Enfermagem nas terapias complementares – Além desempenhar um papel de grande importância na equipe multiprofissional de saúde, este setor atua nas áreas que atendem o paciente desde o diagnóstico até o tratamento curativo ou paliativo, além da aplicação de medidas de suporte. A enfermagem oncológica ainda presta assistência nas terapias complementares aos trabalhos médicos, visando garantir a melhoria da qualidade de vida dos pacientes por meio de informações adequadas e compreensíveis. Isso facilita a adaptação dos usuários às limitações físicas decorrentes da doença ou tratamento.
Enfermagem nas terapias complementares – Além desempenhar um papel de grande importância na equipe multiprofissional de saúde, este setor atua nas áreas que atendem o paciente desde o diagnóstico até o tratamento curativo ou paliativo, além da aplicação de medidas de suporte. A enfermagem oncológica ainda presta assistência nas terapias complementares aos trabalhos médicos, visando garantir a melhoria da qualidade de vida dos pacientes por meio de informações adequadas e compreensíveis. Isso facilita a adaptação dos usuários às limitações físicas decorrentes da doença ou tratamento.
Apoio biopsicossocial – Conta com o trabalho de assistentes sociais para interpretação de fatores sociais, políticos e econômicos que permeiam a realidade dos usuários e de seus familiares, orientando um tratamento global nos aspectos biopsicossociais. Estes profissionais investigam as situações culturais, ambientais, sociais, pessoais, psicológicas e financeiras do paciente a fim de identificar os problemas potenciais que podem interromper o tratamento. Isso torna possível a compreensão de quem essa pessoa é, o que o câncer significa para ela e quais os outros fatores que estão afetando a vida desse indivíduo e de seus familiares. Procura-se intervir na relação de passividade familiar, com o objetivo de garantir o princípio de uma que assegure o respeito ao paciente e a superação das contradições surgidas dentro do próprio ambiente familiar.
Conselho e suporte para pacientes e familiares de usuários com câncer – Acontece por meio de atendimento psicológico individual e/ou em grupo, assim por meio da assistência na abordagem de sintomas como fadiga, depressão, ansiedade e estresse.
Departamento de Odontologia e Próteses Reabilitadoras - Esse serviço se destaca por ser o único do Norte-Nordeste que oferece todos os tipos de prótese de forma gratuita. Através dos serviços deste Departamento, a cada mês mais de cinqüenta pacientes, que devido a cirurgias oncológicas sofrem mutilações, recebem de forma gratuitas próteses personalizadas e com elas, a oportunidade de restabelecer suas funções físicas e, assim, garantir seu retorno ao convívio social e familiar. O material utilizado para fazer as próteses é todo importado, sendo o HCP pioneiro nessa técnica.
PROGRAMAS
Com o propósito de apresentar as ações pioneiras realizadas pelo Hospital de Câncer de Pernambuco, destacamos:
1. Programa de reabilitação para mastectomizadas – Espaço Renascer. Projeto que conduz as mulheres a um novo olhar para vida, tratando do aspecto emocional e recuperando a auto estima dos pacientes que enfrentam o câncer de mama.
2. Programa de educação continuada – Voltado para o ensino e a pesquisa científica este programa oferece:
  • - Estágios curriculares em diversas áreas;
  • - Participação de congressos apresentando trabalhos;
  • - Publicação artigos em periódicos científicos tanto nacionais quanto internacionais;
  • - Cursos básicos de capacitação para funcionários da área de saúde
3. Programa de prevenção de câncer de colo uterino – Colabora com a Secretaria Estadual de Saúde na educação e informação da importância do exame preventivo. Também facilita o acesso às mulheres para realização do exame no Hospital, em face da instituição já ter se tronado também referência na coleta destes exames ao longo de sua existência.
4. Programa de voluntariado – Através da Rede Feminina de Combate ao Câncer, o programa tem por missão o apoio integrado ao Hospital de Câncer de Pernambuco e aos seus usuários. Desenvolve ações educacionais, recreativas, de lazer e integração social, visando o bem-estar dos pacientes e de seus familiares.

0 comentários:

Postar um comentário

NOSSO DINHEIRO QUEM ADMINISTRA, SAIBA VOTAR:


- qsellx
« »

Total de visualizações de página

BREJO INFORMES Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota - Mais Template Mais Template