Santa Cruz 60 Anos de Emancipação política

MATÉRIAS DO SULANACA NEWS



Primeiro ônibus a fazer a linha Santa Cruz/Recife. Na foto, Nelson do Ônibus posa ao lado do motorista e outros rapazes no ponto de saída para a capital, que ficava ao lado do cinema de Joel Moraes que estava em construção.
Nelson do Ônibus passou sua vida dedicando seu amor ao transporte, sendo o principal motorista de ônibus da cidade.
A hoje, Nelsontur ainda faz viagens para qualquer capital do Nordeste, mas se destaca no período carnavalesco, onde passa o período levando e trazendo a população de Santa Cruz para o litoral Alagoano e Pernambucano.

Santa Cruz 60 Anos de Emancipação política



O inesquecível Padre Zuzinha costumava realizar missas nas casas dos amigos, e nesta foto, as famílias de “Seu Bá” e Tão Balbino se reuniram para receber o padre que era muito querido na cidade.

As famílias Balbino e Rodrigues ainda hoje, mantém uma tradição na cidade, onde são respeitados pela honradez e Dignidades.
Aqui, quero destacar duas mulheres espetaculares que estão nesta foto: Dona Zélia e Dona Socorro. Duas mulheres exemplares que souberam encaminhar sua família no caminho do bem. 

Santa Cruz 60 Anos de Emancipação política


Foram muitas décadas em que a população tinha nos circos um grande meio de lazer em família. A vinda de alguns circos marcou a vida da cidade, como o Gran Circo Mágico Alakazam, que fez história na cidade, tendo casa lotada em todas as vezes que veio à Santa Cruz do Capibaribe.
Alakazam acabou criando um laço de amizade com os cidadãos do município, e sua figura era uma atração a parte. Ele cantava e fazia um grande show suas músicas, como uma que ainda está na mente de muitos: “êêêá, olha a cocota, êêêá...’.
Os palhaços faziam rir, sem soltar um só palavrão. A família se reunia e comparecia para prestigiar uma noite de mágicas e ilusões. Puro romantismo de um tempo, com índice baixíssimo de violência.

Santa Cruz 60 Anos de Emancipação política



Durante muito tempo, jovens santacruzense tentaram o sucesso na música, e Conjunto Musical The Pops, teve alguns versões em sua formação.
Nesta foto “batida” nas pedras do Rio Capibaribe estão os seguintes músicos:
Toinho Catanha, Leninho Sanfoneiro, Maestro Luiz, Romero da Bateria, Zé Augusto, Augustinho Rufino e Pedro Maia.
Eles tocaram em muitas festas tradicionais em Santa Cruz e região. Eram um sucesso aonde chegavam.
Deles, apenas Toinho Catanha vive de música, sendo uma referência no forró. Ele bem que merecia ser homenageado com o nome do São João da cidade em 2015.

Santa Cruz 60 Anos de Emancipação política


A elegância de uma época. Na foto, jovens senhores estão “arrumados” para curtir um dia de festa na cidade. Ternos e sapatos impecáveis faziam parte do guarda roupa daquela época.
Na foto estão homens que fizeram história em Santa Cruz do Capibaribe, como Toinho de Zé Néo, Zezé Diniz, Nelson do Ônibus e Tal Chagas.
Os ternos eram feitos por alfaiates e sobre medida. Às vezes era preciso encomendar com muita antecedência, e mesmo os menos afortunados tinham os seus.
Época em que a “palavra dada” valia mais que uma assinatura.

Santa Cruz 60 Anos de emancipação política


Eles marcaram uma época
Os músicos da  cidade saiam fazendo serenatas e serestas e embalaram muitos romances que acabaram em casamento. Uma vida boemia de verdade marcada por bebidas e mulheres, mas sem violência.

Santa Cruz 60 Anos de emancipação política


Banda Novo Século: desde 1900 um orgulho da cidade
A Banda Novo Século é sem dúvidas, o maior marco da cultura de Santa Cruz do Capibaribe. São 113 anos levando música, entretenimento e muita cultura na tarefa teimosa de continuar existindo.
Dezenas de personalidades passaram pela Banda Novo Século e outras tantos já se foram, mas ela continua a existir como se fizesse parte da natura.
Gameleiras centenárias caem, a cidade cresce, tudo muda e a banda continua a existir na rua Grande.
Só o amor que vai passando de geração em geração, manté, viva esta chama.

Santa Cruz 60 Anos de emancipação política


Um povo festeiro por natureza
A população de Santa Cruz sempre teve um espírito festeiro, e em 1914, já brincava seu carnaval com muita liberdade  e sem violência.
Na foto, jovens comandados por Nicolau Aragão (Violão) saíram pelas ruas no primeiro carro da cidade a brindar a vida. Nas mãos, “Frascos” de laça perfume, o que era natural e comum na época, já que serviam para desodorizar e perfumar o ambiente. Não existia o “cheirar” para ficar “ligado”.
Uma época em que a então vila, tinha na Rua Grande seu único espaço para manifestação.
Uma cidade de uma rua só.

Santa Cruz 60 Anos de emancipação política


Pedro Maia (Violão), Paulo (Baixo), Zé Augusto Maia (Guitarra) e Ernando Silvestre (Sax)
The Pops: Conjunto Musical de Sucesso!
A cidade de Santa Cruz do Capibaribe sempre teve destaque na música. Nesta foto, o Conjunto Musical The Pops, animava as festa da cidade e da região.
As atrações das festas locais estavam garantidas e deste grupo, os irmãos Pedro Maia e Zé Augusto Maia que hoje é deputado federal, chegaram a tentar a carreira artísticas  na Capital.
No Recife, chegaram a tocar em Cabaré para sobreviver.
A curiosidade fica por conta do fato, de que anos depois, Zé Augusto Maia e Ernando Silvestre disputaram uma eleição para prefeito. Zé saiu vencedor.
Os dois foram prefeito por dois mandatos em Santa Cruz do Capibaribe.

0 comentários:

Postar um comentário

NOSSO DINHEIRO QUEM ADMINISTRA, SAIBA VOTAR:


- qsellx
« »

Total de visualizações de página

BREJO INFORMES Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota - Mais Template Mais Template